Cerimônia de premiação da XIII Gincana Regional de Matemática para alunos do 5º ano de escolas subordinadas à Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei teve 62 premiados.
A organização da XIII Gincana Regional de Matemática promoveu no dia 3 de novembro, a entrega das medalhas e certificados de honra ao mérito para os alunos vencedores do concurso. A premiação foi realizada no anfiteatro do Campus Santo Antônio da UFSJ, contando com a participação de representantes da Secretaria de Educação, da reitoria da universidade, das escolas, e também de alunos e seus pais. Foram aproximadamente 1600 alunos inscritos, de 31 escolas subordinadas à Superintendência Regional de Ensino, dos quais 61 saíram premiados.
A cerimônia foi aberta por uma mesa composta pela Pró Reitora Adjunta de Ensino de Graduação da UFSJ, a professora Stella Maris Resende, a professora Adriana Leitão, superintendente regional de ensino de São João del-Rei e pelo professor Francinildo Nobre Ferreira, do Departamento de Matemática e Estatística (DEMAT) da UFSJ, coordenador da gincana. Os membros da mesa parabenizaram os alunos e professores das escolas premiadas, e ressaltaram a importância de projetos como este para a formação escolar e social dos estudantes.
A professora da Escola Municipal Sebastião Patrício Pinto de Coronel Xavier Chaves, Cassia Maria Resende Chaves Sousa considera a gincana uma forma de incentivar os alunos a estudar, visto que atualmente a educação está muito desestimulada. Para Cássia, “é um desafio para as crianças, pois eles ficam interessados em participar, em ver que estão resolvendo os problemas de matemática”.
Os alunos premiados serão convidados a realizar um curso na UFSJ, durante o ano de 2019. O curso de matemática será presencial, aos sábados, duas vezes por mês. Os encontros serão realizados à partir do início do ano letivo sendo que o primeiro será com os pais dos alunos, para que se explique. O material utilizado será o que está disponível no portal da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Segundo o professor Francinildo, coordenador da gincana, a intenção é que os estudantes estejam mais preparados para participar da OBMEP, que é realizada desde 2005, para alunos do 6° ano fundamental.
O anfiteatro do CSA estava lotado, e as mães e pais se mostravam muito felizes com o resultado obtido pelos filhos. A nutricionista Gilmara Chaves, de Lagoa Dourada, é mãe do Otávio, um dos alunos premiados, estudante da Escola Municipal Angelina Medrado. Segundo Gilmara a Gincana e a premiação são extremamente importantes para a formação de seu filho. “É uma forma de estimulá-los a querer estudar mais, e através de um incentivo desses, eles acabam acreditando que eles podem muito mais”. Ela também afirmou que incentiva o filho nos estudos, acompanhando seu desenvolvimento na escola.
Arthur José de Melo Resende, 11 anos é aluno escola municipal José Nicodemos Vieira e foi um dos premiados na cerimônia. Ele destacou a importância da premiação, pois esta estimula os alunos no estudo da matemática. Segundo Arthur, no começo do ano ele estava com dificuldades na matéria. “Graças a minha professora Patrícia, eu consegui melhorar e dar a volta por cima” afirmou o estudante.
“é um desafio para as crianças, pois eles ficam interessados em participar, em ver que estão resolvendo os problemas de matemática”.
Gincana Regional de Matemática
A Gincana Regional de Matemática (GRM) é organizada pelo programa de extensão: "Universidade na escola e escola na universidade: a Matemática em foco". É um projeto contínuo, que teve início em 2006, e se destina aos alunos do 5º ano de escolas estaduais e municipais, subordinadas à Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei (SRE/SJDR). O objetivo é incentivar os alunos no estudo da matemática por meio da resolução de problemas. A intenção é contribuir para que os alunos saiam do ensino básico mais preparados para enfrentar os anos seguintes.
A bolsista do projeto Thuany Raphaella Mendes Amaral é aluna do curso de Matemática (Licenciatura) da UFSJ, e atua no programa de extensão desde 2015. Thuany explicou para o Comunica Extensão como se dá a organização da Gincana: “Para a realização do projeto GRM, iniciamos o envio, através da SRE/SJDR, um convite para as direções das escolas a participarem do projeto. Juntamente com esse convite enviamos uma ficha de inscrição para cada escola. Após a confirmação das escolas, encaminhamos uma prova com soluções, contemplando os descritores da matriz curricular do 5º ano. À partir dessa avaliação e de outras atividades que os professores podem incluir, é selecionado, pela escola, um aluno de cada turma para participar de uma cerimônia de premiação na UFSJ. O aluno premiado nessa cerimônia é convidado a participar do curso ‘Oficina de Resolução de Problemas’ para o 6º ano, no ano seguinte”.
Além do coordenador do projeto, Francinildo Nobre Ferreira, e da Bolsista Thuany, o programa também conta com a bolsista Nicole Bageto Campos, aluna do curso de Matemática (Licenciatura) da UFSJ, que atua no programa de extensão desde 2016. Nicole considera o programa fundamental para sua profissão, complementando a atividade acadêmica oferecida pela universidade. “Isso é muito interessante para a gente como profissional também. O sentimento de uma formação completa que o programa dá pra gente é muito importante” afirmou a bolsista.
Texto de Rafael Nascimento
Foto de Rafael Nascimento
Comments