Estudantes das escolas estaduais e municipais de São João del-Rei e região, premiados na XIII Gincana Regional de Matemática (em 2018), participaram, no dia 06 de abril, do primeiro encontro presencial do curso “Oficina de Resolução de Problemas” realizado pelo programa de extensão “Universidade na escola e escola na Universidade: a Matemática em foco” da UFSJ.
Aprofundar o conhecimento matemático por meio de resolução de problemas e despertar o gosto pela Matemática, são um dos objetivos principais do projeto “Oficina de Resolução de Problemas” realizado através do programa de extensão “Universidade na escola e escola na Universidade: a Matemática em foco”. Dentro desta proposta, alunos das escolas estaduais e municipais sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei, premiados na 13ª edição do projeto “Gincana Regional de Matemática”, participam, no dia 06 de abril, de um encontro presencial na UFSJ para a realização da oficina.
Esta é uma das ações que serão realizadas durante o ano de 2019, que vão além dos conhecimentos básicos de matemática. No mês de março (23) foi realizada uma reunião na UFSJ Campus Santo Antônio com a equipe do programa de extensão e com os pais e/ou responsáveis dos alunos que foram premiados, em 2018, na XIII Gincana Regional de Matemática. Nesta reunião foram apresentados os objetivos, cronogramas e outras informações sobre o desenvolvimento do curso.
“Oficina de Resolução de Problemas”
O curso Oficina de Resolução de Problemas existe há alguns anos, e foi retomado, em 2017, dando continuidade às atividades desenvolvidas pelo projeto Gincana Regional de Matemática. Seu coordenador, Francinildo Nobre Ferreira, é professor titular do Departamento de Matemática e Estatística (DEMAT) da UFSJ. Nicole Bageto Campos e Thuany R. M. Amaral são bolsistas do projeto.
Na sua 3ª edição, a oficina conta com 52 alunos ao todo, sendo 51 presencial e 01 virtual.
A bolsista Thuany é aluna do curso de Matemática (Licenciatura) – Noturno e atua no programa de extensão há quase 5 anos e afirma que neste período, pôde conviver com estudantes de diversas escolas de São João del-Rei e região e é perceptível a motivação em estudar conteúdos matemáticos e, também, o gosto por essa ciência.
“A realização da oficina como uma extensão da GRM vem causando grande impacto nas escolas participantes. Os alunos têm demonstrado muito entusiasmo e gosto pela matemática... é muito gratificante para nós, membros do programa de extensão, poder conviver e compartilhar toda aprendizagem com os alunos”.
Publicado em: 23/04/2019
Texto: Thuany Amaral
Foto: Thuany Amaral
Comentarios