top of page
Foto do escritorueeuufsj

A história de 15 Matemáticas | Maryam Mirzakhani

• Maryam Mirzakhani nasceu no dia 03 de maio de 1977 em Teerã, Irã. Filha de um engenheiro elétrico, viveu sua infância durante a guerra do Irã-Iraque e sonhava em ser escritora. Foi no ensino médio que começou a se interessar pela Matemática, por influência do seu irmão. Em 1995, Mirzakhani iniciou seu bacharelado em Matemática na Universidade Sharif de Tecnologia (Teerã), que é considerada a principal instituição do país em disciplinas de engenharia e ciências físicas. Em 1994 e 1995, ela ganhou medalhas de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática, obtendo nota máxima em 1995. Maryam terminou sua graduação em 1999. Em seguida, foi para os Estados Unidos, para realizar seu doutoramento na Universidade de Harvard.


• Em 2004, Maryam recebeu o título de Ph.D. em Matemática pela Universidade de Harvard, com tese intitulada Simple geodesics on hyperbolic surfaces and the volume of the moduli space of curves. Seu trabalho resolveu vários problemas profundos sobre superfícies hiperbólicas e resultou em três artigos publicados em periódicos de alto nível.


• Em 2005, Maryam casou-se com Jan Vondrák, matemático tcheco, que atualmente é professor da Universidade de Stanford. Eles tiveram uma filha, Anahita. De 2004 a 2008, foi professora na Universidade de Princeton e em 2008, tornou-se professora na Universidade de Stanford.


• Maryam atuou em várias áreas de pesquisa como geometria algébrica, geometria diferencial, sistemas dinâmicos, probabilidade e topologia de baixa dimensão. Em 2014 tornou-se a primeira mulher a ganhar a Medalha Fields por suas contribuições excepcionais. Maryam disse que, ao receber o e-mail da União Internacional de Matemática, pensou que fosse algum tipo de brincadeira. Durante sua vida, além da Medalha Fields, ganhou, ainda, diversos prêmios e distinções acadêmicas.


• No ano em que ganhou a Medalha Fields, já realizava sessões de quimioterapia devido a um câncer de mama. Em 14 de julho de 2017, aos 40 anos, Maryam Mirzakhani faleceu nos Estados Unidos, quando o câncer atingiu a medula óssea.


• Maryam deixou inúmeras contribuições para o mundo da Matemática e passou a servir de inspiração para diversas jovens alunas que desejam seguir a carreira em Matemática ou carreiras em áreas afins, como Engenharia e Ciência da Computação. A trajetória de vida dela mostra que a humanidade, que praticamente deixou de considerar a capacidade intelectual das mulheres ao longo da História, tem percebido que não se pode deixar que um talento seja desperdiçado por questões de gênero, religião ou raça.


Referência: SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUDESTE, 2., 2018. São Paulo, SP. A história de Hipátia e de muitas outras matemáticas...Rio de Janeiro: SBM, 2019.

Publicação: Thuany Amaral

Imagem: Nicole Bageto

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page