• Marjorie Lee Browne nasceu em 9 de setembro de 1914 na cidade de Memphis, Tennessee, Estados Unidos. Ela era filha de Mary Taylor Lee e Lawrence Johnson Lee.
• Browne ensinou Matemática e Física na Gilbert Academy, em Nova Orleans, Louisiana, uma escola particular para estudantes negros. No entanto, Browne só manteve esse trabalho por um ano, quando matriculou-se na Universidade de Michigan, em Ann Arbor, onde finalizou seu Mestrado em Matemática em 1939.
• Foi uma das primeiras mulheres a receber esse grau acadêmico. Com o Mestrado, tornou-se membro do corpo docente da Wiley College, em Marshall, Texas, entre 1942 e 1945. Durante os verões começou trabalhando para seu doutorado na Universidade de Michigan. Tornou-se professora dessa universidade e dois anos depois recebeu seu título de Ph.D. Sua tese intitulada The one parameter subgroups in certain topological and matrix groups foi escrita sob a orientação de Georg Yuri Rainich.
• Browne foi membro do corpo docente da National Science Foundation e estudou computação e análise numérica na Universidade da Califórnia em Los Angeles.
• Browne foi a primeira ganhadora do Prêmio W.W. Rankin Memorial de Excelência em Educação Matemática, concedido pelo Conselho de Professores de Matemática da Carolina do Norte.
• Em 1969, ela obteve para o seu departamento o primeiro subsídio da Shell para prêmios a excelentes estudantes de Matemática. Durante vinte e cinco anos, foi a única pessoa no Departamento de Matemática da NCCU com um Ph.D.
• Browne usou de seu próprio dinheiro para ajudar alunos talentosos em Matemática. Muitos vinham até ela e ela os ajudava a persistir em seus estudos em Matemática e completar seus doutorados. A Universidade de Michigan criou em 1999, no Departamento de Matemática, o Marjorie Lee Browne Colloquium, em homenagem a Browne. Browne morreu de ataque cardíaco em sua residência em 1979.
Referência: SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUDESTE, 2., 2018. São Paulo, SP. A história de Hipátia e de muitas outras matemáticas...Rio de Janeiro: SBM, 2019.
Publicação: Thuany Amaral
Imagem: Nicole Bageto
Comments