top of page
Foto do escritorueeuufsj

A história de 15 Matemáticas | Marina Ratner

• Marina Ratner nasceu dia 30 de outubro de 1938 em Moscou, Rússia. Ela cresceu na casa de seus pais, ambos cientistas. O pai de Marina Ratner, era fisiologista de plantas, professor e sua mãe era química. Sua família era de origem judaica.



• Marina cresceu em Moscou, onde frequentou a escola. Foi na quinta série que ela se apaixonou pela Matemática. Marina disse: “Tradicionalmente, o nível de educação nas grandes cidades da Rússia era muito alto. O programa escolar em Matemática era rigoroso e estimulante. Eu era fascinada pelo raciocínio matemático em álgebra e geometria, eu o achava lindo e empolgante. A Matemática veio naturalmente para mim e eu sentia uma satisfação inigualável em resolver problemas difíceis". Durante todo seu período na escola, Marina foi uma aluna excelente em Matemática e, encorajada por um de seus professores, em 1956 ela aplicou para entrar na Universidade Estadual de Moscou a qual recentemente havia aberto a porta para alunos judeus.


• Durante a graduação, Marina estudava Matemática e Física, além dos cursos de História envolvendo Marxismo e Comunismo, que eram obrigatórios. Ela recebeu seu título de Mestrado em 1961. Marina trabalhou para o professor A. N. Kolmogorov em seu grupo de Estatística Aplicada e ensinou em sua escola para alunos de Ensino Médio superdotados. Durante esse período, Marina deu à luz sua filha Anna Ratner.


• Em 1965, Marina retornou à Universidade Estadual de Moscou e obteve seu título de Doutor em 1969. Em sua tese de doutorado intitulada “Geodesic Flows on Unit Tangent Bundles of Compact Surfaces of Negative Curvature”, Ratner estuda sistemas dinâmicos que aparecem naturalmente em certas estruturas geométricas.


• O principal trabalho de Marina Ratner foi na área da Teoria Ergódica, uma área da Matemática que estuda Sistemas Dinâmicos munidos de medidas invariantes, originada no estudo da Termodinâmica. Em 1992, Marina foi eleita para a Academia Americana de Artes e Ciências e, no ano seguinte, foi eleita para a Academia Nacional de Ciências (NAS). Em 1994, a NAS concedeu-lhe o prêmio John. J. Carty para o avanço da ciência por suas notáveis e distintas realizações em Matemática, em particular, pela sua impressionante prova das conjecturas de Raghunathan, que forneceu informações teóricas sobre formas quadráticas. Marina também recebeu o Prêmio Ostrowski de 1993 em reconhecimento a esse trabalho.


• Marina Ratner foi uma matemática apaixonada por sua profissão. Morreu em 7 de julho de 2017, na Califórnia.


• Ela dizia: “Para mim, a Matemática faz parte da beleza da Natureza e agradeço por poder vê-la. Seja qual for a Matemática que eu ensinar, eu amo comunicar sua beleza aos meus alunos. ” A descrição do livro de 2005, Ratner’s Theorems on Unipotent Flows, de Dave Witte Morris, diz que "os teoremas da matemática de Berkeley, Marina Ratner, guiaram os principais avanços na compreensão dos sistemas dinâmicos". “Parecia que todos realmente queriam assistir à sua aula. Ela buscava muito explicar as coisas para os alunos e realmente se importou com a compreensão deles”, disse Anna Ratner.


Referência: SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUDESTE, 2., 2018. São Paulo, SP. A história de Hipátia e de muitas outras matemáticas...Rio de Janeiro: SBM, 2019.

Publicação: Thuany Amaral

Imagem: Nicole Bageto

165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page