top of page
Foto do escritorueeuufsj

A história de 15 Matemáticas | Marie-Louise Dubreil Jacotin

• Marie-Louise Dubreil Jacotin, cujo nome de solteira era Marie-Louise Jacotin, nasceu em 7 de julho de 1905 em Paris, França, e morreu em 1972 também em Paris.


• Orientada por seu pai, ela cursou o ensino médio no Lycée Jules Ferry. Esta escola secundária era então um dos poucos estabelecimentos para jovens meninas que, desde 1914, as preparavam para o baccalauréat.


• Ela obteve o baccalauréat, série de Matemática elementar, em 1924, e não se interessou em ir para a École Normale Supérieure (ENS) para meninas de Sèvres.


• Ela obteve segundo lugar no exame de admissão, mas foi rebaixada por ser mulher ao 21° lugar, o que lhe permitiu apenas obter uma concessão de licença.


• Marie-Louise conseguiu seguir em paralelo as conferências da École Normale Supérieure com os cursos da faculdade de ciências da Universidade de Paris, especialmente os cursos de mecânica dos fluidos de Henri Villat, onde obteve um diploma em ciências matemáticas.


• Em 1943 foi finalmente nomeada Professora Titular da Cátedra de Cálculo Diferencial e Integral da Universidade de Poitiers.


• Foi diretora nomeada de pesquisa do ‘Centre national de la recherche scientifique’ (CNRS) em 1954-1955.


• Embora sua tese tenha sido na área de mecânica dos fluidos, como consequência de seu encontro com Emmy Noether, ela trabalhou em problemas de álgebra, incluindo conjuntos ordenados, semigrupos e teoria de ideais. Após sua nomeação para Paris, contribuiu ao lado do marido para a influência da álgebra. Seus dois livros Leçons sur la théorie des treillis des structures algébriques ordonnés et des treillis géométrique, publicado em 1953, e Leçons d’algèbre moderne, publicado em 1964, têm uma ampla circulação, sendo o último com uma tradução para o inglês.


• Ela também se interessou em escrever sobre o lugar das mulheres na Matemática e na Ciência, publicando artigos sobre mulheres cientistas famosas. Ela contribuiu com um capítulo intitulado “Figuras de matemáticas” (“Figures de mathématiciennes”) no livro de François Le Lionnais, As grandes correntes do pensamento matemático.


Referência: SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUDESTE, 2., 2018. São Paulo, SP. A história de Hipátia e de muitas outras matemáticas...Rio de Janeiro: SBM, 2019.

Publicação: Thuany Amaral

Imagem: Nicole Bageto

139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page