top of page
Foto do escritorueeuufsj

A história de 15 Matemáticas | Maria Gaetana Agnesi

• Nasce, em Milão, Maria Gaetana Agnesi em 16 de maio de 1718, primogênita de 21 filhos. Maria era filha de Pietro Agnesi e Anna Fortunata Agnesi, ambos de famílias ricas de mercadores da cidade de Milão, sendo que Pietro adquiriu o título de nobre e era professor de Matemática na Universidade de Bolonha.



• As suas habilidades intelectuais e excelente memória fizeram com que Maria fosse vista como uma menina prodígio desde muito cedo, tendo-se tornado fluente em diversas línguas tais como francês, latim, grego, hebraico, dentre outras. Aos 9 anos, nos eventos acadêmicos realizados em sua casa por seu pai com diversos acadêmicos de toda a Europa, Maria era encorajada pelo seu pai a debater e se engajar nos assuntos acadêmicos. Em um desses eventos, ela apresentou em latim sua visão ao direito das mulheres estudarem artes liberais, defendendo o direito feminino a uma educação mais profunda.


• Essas reuniões foram parte da vida de Maria até 1739, quando ela pediu ao seu pai para entrar em um convento de freiras. O pai, entretanto, não permitiu que realizasse seu desejo, mas cedeu-lhe três: vestir-se de maneira simples; liberdade para ir à igreja quando desejasse; não obrigação a frequentar eventos sociais da nobreza.


• A partir daí, Maria Agnesi começou a concentrar seus estudos na área de Matemática.


• Após quase uma década de estudos, ela publica em 1748 sua principal obra, intitulada Instituzioni analitiche ad uso della gioventù italiana (Fundamentos analíticos para o uso da juventude italiana), com a finalidade de ensinar os estudantes italianos e, particularmente, seus vinte irmãos.


• Essa obra é uma apresentação sistemática, em dois volumes, de álgebra, trigonometria, geometria analítica, cálculo e equações diferenciais. A publicação do seu trabalho revolucionou o mundo acadêmico, sendo uma das publicações mais importantes de sua época e um dos primeiros livros didáticos do assunto.


• O Papa Bento XIV a presenteou com uma coroa de ouro e a nomeou professora honorária da Universidade de Bolonha em outubro de 1750, tendo ocupado a cadeira de Matemática e Filosofia de 1750 a 1752. Entretanto, em 19 de março de 1752 com a morte do pai, ela regressa a Milão e uma nova fase de sua vida se inicia, abandonando seus trabalhos em Matemática.


• A partir desse período da vida, ela dedicou sua vida ao estudo da teologia e às atividades de caridade com pobres e doentes.


• Em 9 de janeiro de 1799, Agnesi faleceu e foi enterrada em uma sepultura comum junto a outras pessoas pobres.


• Maria Agnesi, antes de publicar sua principal obra, publicou um livro de Filosofia e Ciências Naturais intitulado Propositiones philosophicae (Proposições filosóficas).


• Nesse livro, escrito em latim, ela reforça sua convicção de que as mulheres deveriam ser educadas nas mais diversas matérias. Já a obra Instituzioni analitiche ad uso della gioventù italiana é composta por dois volumes divididos em quatro seções contendo ao todo mil e vinte páginas. Essa obra foi a primeira a unir as ideias de Isaac Newton e Gottfried Leibniz contendo a análise de quantidades finitas e infinitas. Além disso, foi o primeiro livro a juntar todas as descobertas do século XVII e agrupá-las em uma ordem com clareza, permitindo aos estudantes obterem um conhecimento profundo da análise matemática.


Referência: SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUDESTE, 2., 2018. São Paulo, SP. A história de Hipátia e de muitas outras matemáticas...Rio de Janeiro: SBM, 2019.

Publicação: Thuany Amaral

Imagem: Nicole Bageto

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page