• Laure Saint-Raymond é uma matemática francesa que nasceu no dia 04 de agosto de 1975 em Paris. Filha de professores de Matemática, ela estudou em Paris, entrando na École Normale Supérieure em 1994. Em 2000, terminou seu Ph.D. na Universidade Paris Diderot, com tese sobre teoria cinética dos gases.
• Apesar de parecer um tipo de predestinação ser uma matemática, uma vez que seus pais ensinam Matemática, Laure Saint-Raymond diz que escolheu o caminho da Matemática tardiamente. "Eu finalmente me decidi no dia em que comecei minha tese, mas por um longo tempo pensei em fazer carreira na música".
• Ganhou vários prêmios, inclusive, em 2008, um dos prestigiados Prêmios da Sociedade Matemática Europeia, por seu trabalho sobre o limite hidrodinâmico da equação de Boltzmann, e, ainda com outros temas como a dinâmica dos oceanos. Seus resultados são descritos como "um marco no assunto".
• Laure Saint- Raymond é casada e mãe de 6 filhos: 5 meninos e 1 menina. Mesmo que ela já tenha declarado nunca ter experimentado discriminação entre homens e mulheres na carreira científica, ela afirma que isso não a impede de reconhecer que "há atualmente um déficit de meninas em disciplinas científicas após o baccalauréat, enquanto elas são frequentemente as melhores no último ano.”
• Segundo Laure: “Precisamos mudar atitudes, incluindo a dos professores. Por exemplo, nos boletins escolares dos meus filhos, notei que para uma menina o professor escreve que ela está "trabalhando bem", enquanto que para o mesmo escreveria para um menino “pode fazer melhor”. Como se encorajássemos mais os meninos do que meninas a fazer melhor! "
• “A matemática é uma linguagem. É uma representação do mundo que passa por fórmulas. Uma linguagem particular, sintética, rigorosa, linda ... “ (Laure Saint-Raymond)
Referência: SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUDESTE, 2., 2018. São Paulo, SP. A história de Hipátia e de muitas outras matemáticas...Rio de Janeiro: SBM, 2019.
Publicação: Thuany Amaral
Imagem: Nicole Bageto
Comentarios