• Filha de um lenhador e de uma professora, Katherine Coleman Goble Johnson era a mais nova de quatro irmão. Aos 18 anos, se formou em licenciatura em matemática e francês, sendo uma das três estudantes negras selecionados a ingressar na graduação depois da Distinção da Suprema Corte dos Estados Unidos, que decidiu separar escolas e universidades para negros.
• Algum tempo depois de concluir sua pós-graduação, por meio de um parente ficou sabendo da procura por integrantes na seção de computação da Área Oeste do Laboratório de Langley, onde trabalho na Divisão de Pesquisa de Voo e na investigação de uma queda de avião causada pela turbulência da esteira.
• Em 1960, juntamente com o Engenheiro Ted Skopinski escreveu um relatório descrevendo as equações que descrevem um voo espacial orbital no qual a posição de aterrisagem da espaçonave é especificada.
• Foi a primeira vez que uma mulher da Divisão de Pesquisa de Voo recebeu crédito como autora de um relatório de pesquisa.
• Sua influência social como pioneira na ciência espacial e na computação é demonstrada pelas honras que ela recebeu e seu status como modelo para uma vida na ciência.
• No ano de 2018, ela completou 100 anos e sua história pode ser acompanhada no filme, Estrelas além do tempo.
Referência: SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUDESTE, 2., 2018. São Paulo, SP. A história de Hipátia e de muitas outras matemáticas...Rio de Janeiro: SBM, 2019.
Publicação: Thuany Amaral
Imagem: Nicole Bageto
Comments