• Hipátia de Alexandria nasceu em Alexandria, Egito, por volta do ano de 370. Era filha de Theon, um matemático, filósofo e astrônomo.
• Ela dedicou sua vida ao trabalho científico, declarando-se "casada com a verdade". Hipátia estudou em Atenas, Grécia, e de regresso à sua cidade natal tornou-se professora de Matemática e de Filosofia.
• Em Matemática, sua pesquisa foi apresentada em numerosos manuscritos, como “Comentários sobre a aritmética de Diofanto”.
• Outra contribuição de Hipátia foi o lançamento de comentários sobre os “Elementos de Euclides”, que os escreveu juntamente com seu pai, Theon. Ela também reescreveu um tratado sobre a obra “As Cônicas”, de Apolônio. Suas reinterpretações simplificaram os conceitos de Apolônio, usando uma linguagem mais acessível, tornando-o um manual fácil de ser seguido pelo leitor interessado.
• Infelizmente, muitas das contribuições de Hipátia foram perdidas. Graças a sua correspondência com seu aluno Sinésio de Cirene, conhecemos muitas de suas outras contribuições. Ele afirma sua autoria na construção de um astrolábio, um hidrômetro e um higroscópico.
• Hipátia também se destacou por suas habilidades como palestrante e por ser uma seguidora do neopitagorismo e neoplatonismo. Ela se tornou uma eminente professora de Matemática, dando aulas em sua casa a um grupo de aristocratas pagãos e cristãos.
• A natureza especial de Hipátia, tratando todos os seus alunos igualmente, sendo educada, tolerante e racional, desencadeou uma série de ciúmes que resultaram em inimizades. Sendo pagã, defensora do racionalismo científico grego e uma figura política influente, Hipátia sofreu uma intensa hostilidade. As acusações contra ela de blasfêmia e sentimentos anticristãos, simplesmente porque ela se recusou a trair seus ideais e abandonar o paganismo, levou a uma emboscada, onde foi brutalmente assassinada.
• Hipátia foi um dos últimos intelectuais conhecidos a trabalhar na Biblioteca de Alexandria e a primeira mulher matemática que a história regista. Por isso, a sua morte violenta foi considerada o fim do período antigo da matemática grega.
Referência: SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUDESTE, 2., 2018. São Paulo, SP. A história de Hipátia e de muitas outras matemáticas...Rio de Janeiro: SBM, 2019.
Publicação: Thuany Amaral
Imagem: Nicole Bageto
Comments