• Amalie Emmy Noether, mundialmente conhecida como Emmy Noether, nasceu em Erlangen, na Alemanha, no dia 23 de março de 1882. Emmy era a filha mais velha dos quatros filhos do casal Max Noether e Ida Noether.
• Emmy Noether começou a escola aos 7 anos de idade e concluiu os estudos aos 15. Após concluir a formação escolar, ela buscou aprofundar seus estudos em francês e inglês, passando no exame oficial do estado da Bavária para professora de inglês e francês na escola para meninas. Entretanto, ao invés de desejar uma carreira como professora de línguas, Emmy começou a buscar uma educação universitária em Matemática.
• Entre 1900 e 1902, Emmy então participou como ouvinte em matérias na Universidade de Erlangen, enquanto se preparava para realizar o teste de certificação do ensino médio, no qual foi aprovada em 1903.
• Em outubro de 1904, ela foi a única mulher matriculada em Matemática, entre 46 homens. E em dezembro de 1907, Emmy Noether foi aprovada no exame final para o título de doutora em Matemática. Em 1909, entrou na Associação Matemática Germânica, proferindo seu primeiro discurso em público.
• Durante os oito anos seguintes, trabalhou no Instituto de Matemática da universidade como pesquisadora, porém sem um cargo formal (remuneração financeira) visto que as mulheres não tinham direito a cargos formais nas universidades.
• Em 1932, um ano antes de sua destituição pelo governo nazista, juntamente com Emil Artin, ela foi premiada com o Memorial Alfred Ackermann-Teubner pela contribuição no avanço da ciência matemática. Além disso, em homenagem aos cinquenta anos de Emmy, Helmut Hasse dedicou a ela um importante artigo para os anais matemáticos. Por fim, em setembro daquele mesmo ano, foi a única mulher convidada a palestrar no Congresso Internacional de Matemática.
• Emmy faleceu no dia 14 de abril de 1935 durante uma cirurgia para a retirada de um tumor.
• A obra de Emmy tem início em sua tese de doutorado na qual ela expandiu os estudos de Gordan, seu orientador, sobre as formas biquadráticas ternárias, produzindo um sistema de 331 formas covariantes.
• O trabalho de Emmy com invariantes levou-a a ser uma das lideranças da Matemática de sua época. Porém sua grande obra, que a elevou a outro patamar dentro da Matemática, foi seu trabalho em álgebra que começou por volta de 1919, sendo seu artigo de maior importância publicado em 1921, denominado: A Teoria dos Ideais no Anéis. A partir dessa mudança em sua trajetória, os estudos de Emmy concentraram-se no estudo de sistemas não comutativos e, através de sua própria abordagem conceitual, unificou os estudos das álgebras não comutativas. A forma de pensar de Emmy influenciou diversos matemáticos da época, principalmente os algebristas, em destaque van der Waerden, que publicou dois volumes intitulados Álgebra Moderna, os quais revolucionaram a álgebra e o pensamento matemático.
• O grande trabalho desempenhado por Noether atraía diversos matemáticos estrangeiros para a Universidade de Gottingen, como o famoso topologista russo Alexandorv que, através do auxílio de Noether e junto de Heinz Hopf, criou a topologia algébrica.
• Em sua homenagem, a AWM (Association for Women in Mathematics) criou em 1980 a distinção acadêmica Emmy Noether Lectures para homenagear mulheres que realizaram contribuições significativas para a Matemática. Em abril de 2013, tal distinção passou a se chamar AWM-MAS Noether Lecture. Segundo a AWM, ‘Emmy Noether foi uma das maiores matemáticas de seu tempo, alguém que trabalhou e lutou pelo que amava e acreditava. Sua vida e seu trabalho permanecem uma tremenda inspiração.
Referência: SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUDESTE, 2., 2018. São Paulo, SP. A história de Hipátia e de muitas outras matemáticas...Rio de Janeiro: SBM, 2019.
Publicação e resumo: Thuany Amaral
Imagem: Nicole Bageto
Comments